Como funciona o bronzeado e a queimadura de sol

Existe algo misterioso em relação ao sol e à pele. Por que quando você sai em um dia ensolarado de verão e passa uma hora ao sol você se queima? Na verdade, você ganha uma queimadura solar, isto é, a menos que tenha gasto algum tempo para conseguir um belo bronzeado gradual. Com um belo bronzeado, você pode sair ao sol e nada acontece. É claro, isso não se aplica se você tiver a pele extremamente clara. As pessoas de pele extremamente clara nunca conseguem se bronzear, de modo que elas sempre têm queimaduras solares. A menos, é claro, que elas usem um protetor solar.

Isso faz sentido? Afinal, o que é um protetor solar? E o que é um bronzeado? Qual é a diferença entre um bronzeado e uma queimadura? Por que se você espalhar um pouco de loção no corpo estará protegido mas, se esquecer, estará em apuros?

Se você parar e analisar a sua pele e a luz do sol com mais detalhe, verá que tudo começa a fazer sentido. Você pode aprender muito a respeito de seu corpo nesse processo, isso é o que faremos neste artigo. Primeiro, vamos dar uma olhada em como funciona a pele.

Sítio do Conde

Escolhida como um dos cenários do filme "Tieta", Conde guarda 40 quilômetros de praias contornadas por coqueirais, dunas, rios e manguezais. Alguns trechos são bastante desertos na baixa temporada, como Baixio, uma vila de pescadores salpicada de coqueiros; Poças, com muitos recifes e piscinas naturais; e Siribinha, com barracas rústicas e um pequeno riacho. Já na alta estação e nos finais de semana, as praias mais estruturadas tornam-se pontos de parada de ônibus de excursão - é o caso de Subaúma, com restaurantes e casas de veraneio; e Barra do Itariri, banhada também por um riozinho que proporciona deliciosos banhos de água doce. O cartão-postal da região é Sítio do Conde, um vilarejo a seis quilômetros do centro, com praia de areias finas e repleta de quiosques que ficam lotados no verão - mas para quem procura sossego, basta caminhar um pouco para encontrar cenários paradisíacos.

Os adeptos do naturismo marcam presença na praia de Massarandupió, bastante reservada, com dunas e coqueiros enfileirados por toda a extensão da areia. Por ali, é obrigatório tirar a roupa próximo ao estacionamento. Mesmo quando a noite cai, Sítio continua movimentada. Diversos bares com música espalham-se pela Passarela da Cerveja e o burburinho não tem hora para terminar. 

Entre os passeios imperdíveis está o de barco pelo rio Itapicuru. Os canais, utilizados no passado para o transporte de mercadorias, abrigam hoje um santuário de manguezais onde é praticada a pesca artesanal.

O tour inclui paradas para banhos e uma delas é feita na área conhecida como Cavalo Russo, um trecho do rio Pirangi próximo à praia de Siribinha, cercado por coqueirais e dunas de areias brancas que chegam a vinte metros de altura.

Quem optar por circular em carros de passeio pela região deve se informar sobre as condições dos acessos às praias. Muitos trechos estão precários e há bancos de areia em boa parte dos caminhos. 

Fonte http://www.feriasbrasil.com.br/ba/conde/

Benefícios do Sol

Ele é considerado um vilão, mas por trás da aparência de mau, o sol esconde inúmeros benefícios a saúde física e emocional.

É a fonte mais garantida de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos. Por esse motivo é indicado por pediatras como auxiliar no crescimento das crianças e preventivo da anemia.

Para os idosos um ótimo aliado contra osteoporose. “São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D, nem mesmo o salmão, o mais rico deles, tem a quantidade obtida em apenas quinze minutos diários de banho de sol”, informa a dermatologista Flávia Addor.

7 motivos para beber mais chá-mate

Os amantes de chá vão adorar esta novidade: a Ilex paraguariensis, erva comumente usada para fazer o tradicional chimarrão e o tereré, pode trazer diversos benefícios à saúde. Para quem não sabe, esse é o nome científico do mate, que apesar de amargo, pode virar uma bebida deliciosa. Antes de esquentar a água, porém, é bom saber que nem todo saquinho de chá vai ajudar a secar os quilinhos a mais. 

A nutricionista Karina Barros, consultora de nutrição da Abiad, explica que os pesquisadores ainda estão tentando descobrir a melhor forma de ingestão da erva para obter mais benefícios. Enquanto a descoberta não chega, opte pelo chá-mate das folhas, já que os saquinhos geralmente trazem misturadas outras partes da planta, o que disfarça o efeito da erva. Beba cerca de um litro da infusão por dia, mas procure fracionar o consumo entre as refeições. Pronto para incorporar a bebida à sua rotina? Confira os benefícios a seguir.