Andaraí - Ba
O principal rio que banha o município de Andaraí é o Paraguaçu, um dos raros cursos d’água permanentes no Nordeste. A Gruta da Paixão, as praias do rio Paraguaçu, a Vila de Igatu, a Cachoeira do Ramalho, o Marimbus, a Lapa do Bode, as piscinas do Rio Coisa Boa, os poços da Donana e da Paraíba, as cachoeiras e poços do Rio Garapa estão entre os principais atrativos naturais do município que se somam ao Vale do Paty, no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Se destaca pela arquitetura colonial de seus casarões, que abrigavam os barões do diamante na fase de esplendor, além das belezas naturais em sua volta. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional numa referência aos habitantes das grutas nos paredões de pedra em volta dos rios da região
A paisagem é acidentada, exuberante e montanhosa, com escarpas, vales, despenhadeiros e as serras da Chapada, do Roncador e do Ramalho, entre outras, que formam a cordilheira do Sincorá. Ligando vales e montanhas, antigas trilhas abertas por garimpeiros levam a incontáveis cachoeiras como a da Sibéria na trilha que interliga Andaraí a Mucugê, Três Barras, Bocório, Palmito, Ramalho, Roncador, Pombos e o Cachoeirão no Vale do Pati.
Fonte site http://turismo-bahia.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário