Capoeira


capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcialesportecultura popular emúsica.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos , é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
A palavra capoeira significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer("que foi")1 . Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

Fonte site Wikipédia

Programa de Apoio às Filarmônicas do Estado da Bahia


Lançado em 2009, o Programa objetiva incentivar e valorizar a importante tradição musical das filarmônicas do estado. Em sua primeira fase, a iniciativa mapeou 183 filarmônicas localizadas em todos os Territórios de Identidade baianos, sediadas em 170 municípios, e concedeu apoio para 87 delas, distribuindo R$ 4 milhões para aquisição, conserto e manutenção de instrumentos musicais, além de aquisição de acessórios para instrumentos, fardamento e equipamentos de informática. O Programa terá nova fase em 2013, com novas iniciativas realizadas.

Fonte site Cultura Bahia

Praias de Sítio do Conde



Praias de Sítio do Conde

Barra do Rio Itariri
As belezas do local serviram de cenário para o grande sucesso do cinema, “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, baseado no romance de Jorge Amado. O longo trecho onde o mar se junta ao rio é o predileto entre os visitantes. As águas mornas e tranqüilas promovem banhos agradáveis para toda á família, além de apresentarem boas condições para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé até o lado oposto do canal, onde ficam belas dunas e coqueiros. Com barracas, restaurante e camping, Itariri apresenta uma boa estrutura receptiva.
Praia das Poças
As muitas rochas próximas ás areias dificultam banhos com muita mobilidade. Em compensação, fazem com que a água fique retida, formando “banheiras” de águas bem quentes. No local, há um porto natural que ancora os barcos dos pescadores nativos, bastante solicitados para passeios na região. A praia possui areias estreitas e semidesertas, sem infra-estrutura turística.
Praia de Siribinha
Um pedacinho do paraíso cercado de areias alvas e banhado por águas mornas e tranqüilas. Esta é uma definição bem apropriada para Siribinha, local de beleza privilegiada, que durante a vazante das marés apresenta lindas dunas. Para percorrer suas curvas, “Bugres” podem ser alugados em toda a extensão da praia, oferecendo em roteiro opcional, uma aventura extasiante até a famosa Praia de Mangue Seco. Em suas extensas areias, Siribinha, apresenta os vestígios de um navio encalhado há alguns anos. Mesmo sendo deserta na maioria de seus trechos, a praia margeia um pequeno povoado, que oferece uma razoável infra-estrutura ao visitante.
Praia dos Artistas
Seu mar calmo e morno permite o banho em qualquer período das marés. As areias, marcadas por pequenas dunas e coqueiros, margeiam condomínios e sítios particulares. A infra-estrutura receptiva desta praia fica restrita ao trecho de acesso permitido á carros, com quiosques especializados no preparo de petiscos do mar. Fica localizada á 3km da Vila do Sítio do Conde.