quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Comida de praia



     Verão, sol, calor, praia! Não tem como deixar de falar sobre as comidas de praia.

     Ficar muitas horas tomando sol e principalmente curtindo o mar dá uma baita fome, e assim fica difícil resistir ao que costuma ser vendido na praia. Mas é possível fazer escolhas que irão matar sua fome, e o melhor, não vão te prejudicar no seu trato com a balança.
Veja a seguir alimentos que você deve ter atenção com o consumo, os que você pode consumir e os que você deve evitar.

      Fuja!
     Amendoim - Este grãozinho possui muitas calorias, 1 xícara por exemplo tem em média 500kcal! E com certeza na praia, batendo papo você come essa quantidade facinho.

     Camarão frito - Por ser frito seu teor calórico aumenta muito, além disso é um alimento que pode estragar facilmente, principalmente na praia, com sol, é um perigo para se pegar uma intoxicação alimentar.

     Pastel e acarajé - Dependendo do recheio e do tamanho, a quantidade de calorias é absurda. Outro ponto desfavorável é a questão do óleo em que foi frito, pois muitas vezes é muito reutilizado, passando por altas temperaturas, no qual produz substâncias prejudiciais à saúde.

     Cerveja e caipirinha - O álcool presente pode contribuir para uma desidratação, além das calorias também serem elevadas.

      Atenção!
    Sorvete - Evite os sabores de chocolate, pois podem ser bem calóricos, prefira os picolés de frutas, aí sim é uma boa pedida para se refrescar.

     Refrigerante - Se a opção para substituir a bebida alcoólica for o refrigerante é uma boa escolha, será melhor, mas opte pelas versões diet e light que não fornece calorias. Lave bem as latinhas antes de abrir.


    Queijo coalho - Muito cuidado! Os queijos não podem ficar muito tempo sem refrigeração, pois as chances de contaminação são enormes. Consuma somente se você souber a procedência e confiar na higiene do ambulante.

     Raspadinha - Também é importante saber a procedência do gelo, um copo de raspadinha pode ter em média 150kcal.


      Siga em frente!

    Milho - Ótima opção, nutritivo, tem poucas calorias, mas dispense a manteiga e não exagere no sal.

     Frutas - Fresquinhas, suculentas, fonte de vitaminas e minerais, outra opção excelente, leve de casa higienizadas e em recipientes térmicos.


     Biscoito de polvilho - Por ser um produto industrializado, o risco de contaminação é menor, por isso torna-se uma boa opção, mas cuidado com a quantidade.

     Água de coco - Quer um lugar melhor para tomar água de coco do que na praia? Pois bem, esta bebida hidrata, é um isotônico natural, repõe vitaminas e minerais e refresca. Apenas escolha uma barraquinha de sua confiança.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

5 comentários:

  1. Essas são dicas importantes para quem quer se dar bem na praia, sem surpresas desagradáveis. Adorei o sue blog, e a paisagem do local é linda.

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  2. Eu já frustrei um passeio por conta de comida de praia. Sua postagem é muito importante e todos que vão à praia deveriam ler ela. Parabéns.

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  3. Na praia, é melhor os produtos industrializados, assim a gente não corre risco de contaminação.

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  4. Esse camarão alho e óleo me deu água na boca.

    Beijos.

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