Quais são as diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador?


Especialista explica a diferença entre os produtos e dá algumas dicas para o verão

Não vai demorar muito para o verão mostrar sua cara. Fique atento para algumas dicas para garantir seu bronzeado e já fique por dentro das diferenças entre protetores, bronzeadores e bloqueadores.

A dermatologista Annia Cordeiro explica para hagah e para o internauta abaixo a diferença entre os produtos que existem atualmente no mercado e dá algumas dicas de como adquirir um bronzeado sem prejudicar a pele. Confira:


hagah: Qual a diferença entre protetor solar, bronzeador, bloqueador e auto-bronzeador?
Dra. Annia: O protetor solar é um filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) mais baixo. O bronzeador não protege. Os autobronzeadores levam a uma oxidação da camada de pele morta e oferece uma cor semelhante à do bronzeado. O bloqueador solar é um filtro com FPS mais alto. É sempre importante verificar se o produto oferece proteção UVA.

hagah: Quais os cuidados que se deve ter para aplicar esses produtos?
Dra. Annia: É importante sempre usar uma camada grossa de filtro solar. Espalhar bem e uniformemente. O mesmo vale para os auto-bronzeadores. Recentemente, descobriu-se que os autobronzeadores também envelhecem a pele (como a exposição solar), pois estimulam uma reação química envolvida no processo de envelhecimento.

hagah: Com quanto tempo antes de exposição ao sol se deve aplicar o produto?
Dra. Annia: Uns 15 minutos antes.

hagah: O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Dra. Annia: O número do FPS é a quantidade de tempo que você pode se expor ao sol sem queimar em comparação à exposição sem proteção alguma. Um FPS 30, por exemplo, permite você ficar 30 vezes mais tempo no sol sem se queimar.

hagah: Qual o FPS mínimo indicado para pessoas de pele branca, morena e negra? Dra. Annia: Todos devem usar diariamente um 15, 18 ou 20. Para praia, os mais brancos devem usar 60 e os mais morenos, 30.

hagah: É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Dra. Annia: Normalmente, a pele do rosto é mais oleosa, portanto exige um produto em gel ou oil free.

hagah: E para proteger os lábios e os cabelos, o que devo usar?
Dra. Annia: Para os lábios, optar por batons ou filtros em bastão. Nos cabelos, cremes com FPS, bonés e há alguns chapéus com tecido especial anti ultra-violeta.

hagah: O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Dra. Annia: Depende do produto, mas a média é de duas vezes por dia. Na praia, reaplicar a cada duas horas


Fonte site Hagah

Um comentário: