Encontro reúne 600 capoeiristas em Conde

Mais de 600 capoeiristas brasileiros e estrangeiros se reuniram em Siribinha, no município baiano de Conde, durante o VII Ginga Sem Limite – Encontro Internacional de Capoeira. Realizado na última semana (23 a 27 de julho), o evento é organizado pelo mestre Itapoan, do grupo Ginga, a cada dois anos, e promove aulões e rodas de capoeira, além De um torneio regional, com premiação nas categorias infantil ao sênior. A intenção dos grupos, ao se reunir na Bahia, são a busca de conhecimento no esporte e trocas culturais entre agremiações de todo o mundo.

Para o secretário do Turismo do Estado, Pedro Galvão, os eventos de capoeira devem ser intensificados, especialmente na esfera internacional. “A Secretaria do Turismo vai aumentar ações relacionadas à capoeira. Isso ajuda a divulgar a Bahia e a trazer visitantes para o Estado. Queremos levar para outros estados e para o mundo uma manifestação cultural que apresenta na Bahia, principalmente em Salvador, a cidade mais negra depois das cidades do continente africano, um forte elo com sua população afrodescendente”, explicou Galvão.

De acordo com informações do Escritório Internacional da Capoeira e Turismo, mantido pela Setur, neste mês de agosto, entre cinco e seis mil capoeiristas devem vir à Bahia para participar de eventos relacionados ao esporte. Dentre eles, os encontros internacionais de Capoeira Mangangá, de 8 a 17 de agosto, e o Capoeira do Século, do grupo Porto da Barra (15 de agosto a 14 de setembro). É esperada, para até o mês de setembro. a chegada do Mestre Acordeon. O baiano, radicado nos Estados Unidos, faz o trajeto de bicicleta junto com seu grupo, da Califórnia até a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário