Benefícios do Sol

Ele é considerado um vilão, mas por trás da aparência de mau, o sol esconde inúmeros benefícios a saúde física e emocional.

É a fonte mais garantida de vitamina D, essencial para a captação de cálcio nos ossos. Por esse motivo é indicado por pediatras como auxiliar no crescimento das crianças e preventivo da anemia.

Para os idosos um ótimo aliado contra osteoporose. “São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D, nem mesmo o salmão, o mais rico deles, tem a quantidade obtida em apenas quinze minutos diários de banho de sol”, informa a dermatologista Flávia Addor.

Os benefícios também se estendem à área psíquica. Estudos comprovam que sua presença estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios, freqüentes em países de inverno rigoroso em que a presença de luz natural é restrita a poucas horas por dia.

Além de tudo isso a temperatura quente causa ao corpo a sensação de relaxamento muscular e ajuda o sistema circulatório. A aparência melhora, a palidez dá lugar a um rosto levemente corado, promovendo um aspecto de saúde.

Porém não é um “remédio” de uso irrestrito, a exposição aos raios ultravioletas deve ser feita de preferência entre oito e dez horas da manhã e quatro e cinco horas da tarde, período em que a luz solar transmite os raios mais brandos que o sol do meio-dia, o principal responsável pelas queimaduras solares e causador do câncer de pele.

Independente do horário de exposição ao sol é importante o uso de protetor solar conforme a pele de cada um, e a constante hidratação do organismo.

Os protetores solares são preparados farmacêuticos que contêm substâncias redutoras da passagem dos raios UVB e, dependendo do produto, também os raios UVA. O grau de proteção varia de 8 a 30 FPS, e deve ser adquirido de acordo com o tipo de pele e tempo de exposição. Quanto mais claro o tom da pele, maior deve ser o fator de proteção.  A aplicação do filtro solar deve ser feita de 30 a 60 minutos antes da pessoa se expor ao sol. Em caso de exposição solar direta, informa a dermatologista, "o produto deve ser repassado na pele de 2 em 2 horas".

Tomando esses simples cuidados o sol pode ser seu melhor amigo. Aproveite o momento também para refletir, ler, ou conversar.

Para quem não tem o costume de ficar sob a luz solar, o ideal é iniciar a exposição aos poucos, ou seja, começar com alguns minutos no primeiro dia e ir aumentando o tempo de forma progressiva.

Fonte http://www.adeva.org.br/jornalconviva/artigo_detalhe.php?jornal=41&registro=250

Nenhum comentário:

Postar um comentário