Pele hidratada funciona como uma proteção contra micro-organismos

 Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio, mas na verdade, a hidratação é importante também para a saúde - se bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.

Porém, além dos cuidados habituais, com o uso de cremes e a ingestão de 2 litros de água por dia, alguns hábitos também ajudam a evitar que o corpo fique ressecado, como mostraram a dermatologista Márcia Purceli e a cosmetóloga e engenheira química Sônia Corazza no Bem Estar desta terça-feira (19).

Por exemplo, ao tomar banho, a dica é evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro, evitar água muito quente e também o uso da bucha ou sabonete em excesso, que pode tirar a gordura que protege a pele. Tudo isso causa ressecamento e pode criar fissuras e escamas imperceptíveis, que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli - por isso, é extremamente importante evitar esses hábitos e também usar alguns cosméticos que ajudam a manter essa proteção.

Como explicou a médica, vale ressaltar que, além dos cremes hidratantes, existem produtos que hidratam a pele apesar de essa não ser a função principal, como por exemplo, maquiagens cremosas, filtro solar, desodorantes (roll-on e stick), cera de depilação e até a loção pós-barba sem álcool usada pelos homens.

Fonte site: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/pele-hidratada-funciona-como-uma-protecao-contra-micro-organismos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário