Você ama a praia? Tudo o que você precisa saber sobre contaminação fecal

Se sua resposta ao saber que sua praia favorita está fechada por causa de contaminação fecal é simplesmente encolher os ombros e ainda assim estender a toalha na areia, seria uma boa ideia você reconsiderar.


Fique bem longe da areia e da água, diz um novo estudo. (Foto via AP Photo/Herald-Times Reporter, Matthew Apgar)

Um novo estudo, publicado no jornal Environmental Science & Technology, diz que os cientistas sabem de algo que muitos amantes da praia não sabem: que as bactérias fecais escondidas na areia podem ser até 100 vezes mais alta que na água do mar.

Pesquisadores da Universidade do Hawaii em Manoa quiseram descobrir o porquê. Para isso, eles conduziram “experiências laboratoriais de microcosmo” envolvendo areia da praia, água do mar e esgoto. Eles descobriram que “o indicador comum de bactéria fecal … apresentou taxas significativamente menores de atenuação na areia da praia do que na água do mar,” essencialmente confirmando a pesquisa prévia.

Como a bactéria fecal chega lá? Um grupo de monitoramento da praia de Lake Superior explica que é difícil encontrar as fontes exatas, “por causa dos padrões complexos do vento, do tempo e da água.” A bactéria tem origem em “animais de sangue quente” (pense em humanos, pássaros, cachorros) e pode entrar nas hidrovias através da água de enchentes, vazamento de esgotos, fraldas descartadas de maneira imprópria, ou até mesmo de “acidentes” de algum frequentador da praia.

O comunicado de imprensa sobre o estudo observa que as bactérias podem causar dores de estômago e diarreia. (As piscinas também têm seus próprios problemas:urina .)

Fonte https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/124561020100/voc%C3%AA-ama-a-praia-tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário